Documentários em Geral - Filósofos e a educação

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O que os filósofos têm a dizer aos educadores? Muito. A começar por ajudar na compreensão dos papéis do professor e no desenvolvimento dos alunos, os limites e as potências de sua atuação, além do que fazer para melhorar suas práticas educacionais e pedagógicas.
Esta coleção traz um dos filósofos e educadores mais reconhecidos do Brasil, Antônio Joaquim Severino, doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade de Educação da USP, falando das inestimáveis contribuições à Educação de pensadores como Sócrates, Aristóteles, Platão, Kant, Nietzsche e Gramsci e outros.



Dados:

Arquivo : 254 MB (254 MB)
Duração 0:25:35 
Codec: AVI
Áudio: Brasil







Primeira Parte

Ep. 1 – Sócrates, Platão e Aristóteles




* Educação e o processo do homem rumo à perfeição
* A busca do sentido em nossas ações
* Sócrates e a defesa do conhecimento
* A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica
* Entendimento, moral e virtude
* Platão: o Mundo das Idéias
* Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência
* O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média












Citar
* Comparação entre o projeto iluminista da Modernidade e filosofias anteriores. O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os fenômenos
* Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento
* A ciência e a moral na escola
* As condições e a emancipação do sujeito








Ep. 3 – Nietzsche



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* Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo
* Uma filosofia construida a marteladas
* A crítica à cultura decadente do mundo ocidental
* Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais
* Propondo a constituição de um homem superior
* A educação em busca da liberdade do espírito








Ep. 4 – Gramsci



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* O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são filósofos
* A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso
* O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade
* A educação, a ideologia e a contra-ideologia
* A educação como força de transformação
* Consciência teórica e vida real
* Atividade teórica e atividade prática









Segunda Parte



Ep. 5 – Santo Agostinho e Santo Thomás de Aquino



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Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome à tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade - formar o cristão.
Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.

* Cristianização do Platonismo ao Aristotelismo
* Escolástica
* Relação entre fé e razão
* As teorias de conhecimento de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
* O agir em conformidade com a essência
* Educação como purificação
* Educação como ação de levar o homem à plenitude de sua essência
* A formação do homem espiritual











Ep. 6 – Marx



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O pensamento de Karl Marx exerce profunda influência nas mais diversas áreas da atuação humana, desde filosofia, economia, sociologia, até a educação.
Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade. Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a tranformação da sociedade em suas dimensões política e econômica.

* Historicidade de Hegel
* Materialismo histórico e dialético
* Categorias marxistas
* Filosofia da práxis
* Superação do capitalismo
* O papel da educação










Ep. 7 – Rousseau



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Em uma época em que a filosofia tratava do homem como um ser abstrato, Rousseau propôs uma visão radicalmente diferente e passou a pensar no homem como um ser concreto e histórico. Preocupado com a felicidade dos seres humanos, buscou saber o que tornava infeliz o homem, que julgava nascer feliz e em harmonia com a natureza.
Rousseau acreditava que a sociedade e suas regras corrompem o homem, e fazia uma proposta concreta e sistemática de como a convivência social pode dar sem violentar a liberdade, a consciência e a criatividade do indivíduo. Para ele, a educação está no centro dessa construção.

* Revolução filosófica: o homem concreto
* O homem e a natureza
* Contrato Social
* Naturalismo e antropocentrismo
* Emílio: uma proposta de Educação
* Rousseau e a educação contemporânea







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Ep. 8 – Descartes



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René Descartes introduz as bases da ciência e da filosofia modernas, bem como lança as referências de uma nova educação, baseada no conhecimento objetivo da realidade. Trata-se do conhecimento científico metódico e criticamente estabelecido, mediante o qual se conhece também o modo de agir, o caminho adequado da ação.

* Um método seguro para o conhecimento da verdade: Discurso do Método
* Dualidade do homem: Corpo e espírito
* Penso, logo existo
* A extensão dos corpos e a substância divina
* Bases da ciência e filosofia modernas
* Educação baseada no conhecimento objetivo da realidade







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